Em segmento a notícia publicada em 11 Março 2019, com uma abordagem sobre Passe – Fluidoterapia, outro recurso utilizado e complementar ao Passe é a água fluidificada.
A água fluidificada é uma água magnetizada, principalmente, pelos Espíritos, contendo, assim, alterações ocasionadas pelos fluidos salutares ali colocados e direcionados para o equilíbrio de alguma enfermidade física ou espiritual.
Para o Espírito Bezerra de Menezes (MIRANDA, 1988), ” A água, em face da sua constituição molecular, é elemento que absorve e conduz a bioenergia que lhe é ministrada. Quando magnetizada e ingerida, produz efeitos orgânicos compatíveis com o fluido de que se faz portadora”.
Para Kardec(1973), a ação magnética produzida pelo agente encarnado (magnetizador), tanto pode produzir uma modificação nas propriedades da água, quanto no tocante aos fluidos orgânicos.
Em geral, são os Espíritos desencarnados que, durante as sessões de fluidoterapia, fluidificam a água, mas a água pode ser magnetizada tanto pelos fluidos espirituais quanto pelos fluidos dos homens encarnados, assim como ocorre com os passes, sendo necessário, para isso, da parte do indivíduo que irá realizar a fluidificação, a realização de preces e a imposição das mãos, a fim de direcionar os fluidos para o recipiente em que se encontrar a água.
A água pode ser fluidificada de modo geral, em benefício de todos; todavia, pode sê-lo em caráter particular para determinado enfermo, e, neste caso, é conveniente que o uso seja pessoal e exclusivo. Considerando o problema dos méritos individuais, os recursos dos guias espirituais nessa esfera de ação podem independer da presença de médiuns curadores, bem como de reuniões especiais.
Para cada assistido o fluido medicamentoso será específico não só para a sua enfermidade física, mas também para as necessidades espirituais de cada um.
A água é um dos corpos mais simples e receptivos da Terra. É como que a base pura, em que a medicação Espiritual pode ser impressa, servindo para ajudar na cura ao ser transmitida ao organismo doente, quando ingerida. O processo é invisível aos olhos mortais, por isso, a confiança e a fé do paciente são partes essenciais para que o tratamento alcance o efeito desejado.