No sermão da montanha, Jesus Cristo afirmou: “Bem-aventurados os pobres de Espírito, porque é deles reino dos céus.”
Ao dizer pobres de espírito é uma qualidade que todos nós temos capacidade de conquistar. Não quer dizer que devemos ser pobres de bens materiais mas sim ser ricos de humildade.
O segredo para isso é sermos desapegados, termos as coisas mas não deixar que elas nos dominem e vivemos apenas por elas
Porque tudo que conquistamos aqui no plano terrestre é apenas um empréstimo para aprendermos a lidar e auxiliar na nossa evolução espiritual.
Temos sim que nós amar mas não formar um alto conceito de si próprio e considerar as coisas divinas insignificantes de merecer atenção.
Porque quando se concentra o olhar sobre si próprio não pode elevar até Deus.
Ao dizer que o plano espiritual é simples, é porque ninguém passará por lá sem a simplicidade de coração e humildade de espírito.
Então, o verdadeiro humilde tem um virtude que se aproxima de Deus.
Porque o humilde tem um ato de submissão a Deus, enquanto o orgulhoso tem a revolta contra ele.
Mas como se tornar pobre de espírito?
Amar Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo. Quando amamos Deus mais do que nós mesmos estamos sendo humildes e livres do nosso corpo material e de nossos bens.
Ao amar o próximo como a nós mesmos nos colocamos no lugar do outro e entendemos que não somos único no universo e muito menos melhores que alguém. Por conta disso, temos humildade para falar, ajudamos e entendemos que a evolução do planeta terra depende de todos nós.
Como fazer para adquirir humildade de espírito?
Praticar a caridade, desapegar de bens materiais, olhar o outro com compaixão e compreender sua evolução espiritual, respeitar as diferenças, não julgar, ser fraterno, perdoar e amar Deus sobre todas as coisas.
Fonte: https://tvmundomaior.com.br/pobres-de-espirito-na-visao-espirita/