“A prece é um ato de amor. Orar a Deus é pensar Nele; é aproximar-se Dele; é pôr-se em comunicação com Ele. Três coisas podemos propor-nos por meio da prece: louvar, pedir, agradecer”. Livro dos Espíritos, questão 659
A prece faz parte da natureza humana. Ela tem o poder de serenar o coração, apaziguar a mente, acalentar, encorajar e tornar a vida mais leve. Muitas pessoas encontram na prece a força para superar os desafios e o conforto diante das aflições.
A prece torna melhor o homem? A questão 660 do Livro dos Espíritos diz:
“Sim, porquanto aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade”.
A pandemia causada pelo novo coranavírus fez aflorar em todo o mundo a união de pessoas em torno da prece. São momentos de sintonia espiritual e as orações são intencionadas aos doentes, aos que cuidam dos doentes, aos que estão recolhidos em seus lares, aos desencarnados, às famílias que perdem seus entes queridos, à cura física e espiritual no planeta.
São correntes de orações que mobilizam pessoas de diferentes religiões ou crenças e que têm o firme propósito de levar paz, conforto e esperança em meio ao turbilhão de emoções vivenciado pela humanidade neste momento difícil, porém de aprendizados.
Com a SCEE – Sociedade Catarinense de Estudos Espíritas não é diferente. Os grupos de Irradiação atendem pedidos que chegam de todos os lugares, do Brasil e do exterior, em busca de saúde, superação, harmonização, proteção espiritual, desintoxicação, desobssessão e para os desencarnados. A Irradiação acontece duas vezes por semana, por meio de encontros on-line das equipes de voluntários. As solicitações de Irradiação chegam pelo site da SCEE, por intermédio de amigos, como também, pedidos coletivos direcionados ao planeta. Esses pedidos são encaminhados aos benfeitores espirituais que acolhem e aliviam o sofrimento de cada ser.
Rosana Alves de Jesus, uma das coordenadoras da Irradiação na SCEE, diz que com a pandemia os pedidos aumentaram muito.
“Isso é esperado porque quando nos sentimos tristes e ameaçados, nos agarramos à espiritualidade. Talvez, esse momento longo da pandemia sirva para automatizar em cada um de nós o hábito de orar pelo próximo e pelo planeta, unindo a todos no mesmo propósito”.
Todos os dias da semana, às 21h, a SCEE dá uma pausa nas atividades on-line desenvolvidas neste horário e une os grupos em prece pelo planeta. Adriana Regina, da coordenação da SCEE, ressalta a importância da prece em nossas vidas. Hoje ainda mais.
“A prece sincera é a maior expressão do amor. Do amor com o agradecimento. A prece nos aproxima de Deus, nos faz sentir Jesus e permite que os amigos espirituais, trabalhadores do bem, estejam ao nosso lado”.
Adriana lembra que por meio da prece auxiliamos e somos auxiliados.
“A prece nos traz esperança e alimenta a nossa fé. Que a cada dia e a cada momento possamos orar por quem necessita e possamos também em prece agradecer a Deus e a Jesus pelas oportunidades de crescimento espiritual, neste planeta cheio de provas, mas também cheio de oportunidades”.