Espiritismo é assunto também de gente pequena e jovens. A SCEE – Sociedade Catarinense de Estudos Espíritas aborda diversos temas espíritas com as turmas de Evangelização Infantojuvenil.
Neste segundo semestre de 2024, o grupo Sementes do Amanhã aceitou o desafio de produzir um programa de TV, com temáticas espíritas. O nome sugerido por eles foi “Ação e Reação”. A ideia animou o grupo e logo transformou-se em realidade. Os quadros do programa foram definidos, os responsáveis pela produção também e em seguida aconteceram oficinas práticas com a turminha, afinal não e de uma hora para outra que surgem apresentadores, repórteres e cinegrafistas. Cada um demonstrou talento, criatividade e responsabilidade naquilo que se propôs a fazer.
E no dia 23 de outubro, ao final da palestra de quarta-feira, o público que lotou a casa pode assistir a estreia do programa “Ação e Reação”. O programa abordou curiosidades espíritas, o que há de novo, dica de leitura, ícones do espiritismo, além do quadro “Sem mistério” que nesta primeira edição trouxe um assunto muito curioso: casa mal-assombrada.
E qual foi a reação do público?
Surpresa e reconhecimento pelo potencial, criatividade e talento dos jovens. Os pais ficaram orgulhosos pela capacidade dos filhos e desenvoltura em apresentar e gravar um programa de TV. Adriana Regina explica mais sobre essa ideia inovadora na SCEE.
Queríamos que a turma juvenil aprendesse sobre o Espiritismo de forma diferente e dinâmica. Queríamos despertar a curiosidade, então nada como falar, pesquisar e estudar para aprender e levar para a vida. Então surgiu a ideia de um programa para a turma ficar ligada à temas espíritas e também levar a público, gerando responsabilidades e disciplina. E funcionou! É lindo ver a alegria deles em estarem montando algo para todas as idades. Surgiu assim o programa Ação e Reação. Estamos orgulhosos dessa turma linda e dedicada. Precisamos envolver mais o jovem nas atividades espíritas. Qual a maior caridade que podemos fazer pelo Espiritismo? Sua divulgação! E com essa frase de Emmanuel seguimos divulgando sempre.