“O conhecimento espírita é orientação para a vida essencial e profunda do ser”. Francisco Cândido Xavier pelo Espírito André Luiz
Uma vez por semana vários grupos se reúnem da SCEE – Sociedade Catarinense de Estudos Espíritas. Cada um dos participantes vem com um objetivo bem definido: estudar o Espiritismo com seriedade, de uma maneira regular e contínua. Escolheram o lugar certo já que a SCEE é uma casa de estudos e para atender as necessidades dos interessados os coordenadores ministram vários cursos. Um deles é o ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Todo o conteúdo tem como base as obras codificadas por Allan Kardec e o Evangelho de Jesus e está distribuído em dois programas: Programa Fundamental e Programa Complementar.
“O ESDE propõe um estudo vivo, em forma de debate, estimulando a compreensão mais profunda das questões da vida e do ser. Também proporciona conhecimentos que trazem a força da razão para o grande trabalho de melhora íntima, a difícil transformação que cabe a cada um de nós nesta etapa de nossa jornada evolutiva”
A duração mínima programada para a execução do curso é de dois anos. E para aprender a Doutrina com leveza e dinamismo, nada melhor que os grupos de estudo. Por isso, os encontros acontecem uma vez por semana e o tempo não ultrapassa 1 hora e 30 minutos.
“Estamos gostando muito do curso pela forma como é conduzido. Os temas são abertos às discussões, sem imposição de ideias e pensamentos e o ponto de vista de cada um de nós é respeitado” ressalta Maria Esther Muller Pons. Ela e o marido Cláudio Eduardo da Silva Pons integram um dos grupos.
O estudo de maneira coletiva oferece ainda outras vantagens. Abre a oportunidade aos membros do grupo de estreitarem novas relações e de crescerem coletivamente.
“Temos aqui estudantes com conhecimento da Doutrina Espírita mais aprofundado e outros iniciando os estudos. Esse intercâmbio de ideias é muito positivo pois permite a troca de experiências, visões, posicionamentos, compreensões e motivação para prosseguir”, destacam os coordenadores.
Em janeiro de 2019, André Felipe da Silva saiu de Tocantins para morar em Florianópolis. Ele decidiu fazer a pós-graduação na Universidade Federal de Santa Catarina. Longe dos familiares e sempre conectado com a Doutrina Espírita, André procurou na SCEE um local de amor, equilíbrio de energias e aprofundamento dos estudos. Encontrou lá também novos amigos.
“Além de compartilhar experiências e desenvolver sentimentos sinceros, junto aos queridos colegas, o grupo de estudo é uma grande oportunidade de aprender um pouco mais sobre essa Doutrina consoladora “.
André conclui que estudando e trabalhando constantemente em grupo é o caminho para seguir o conselho do Mestre: Amai-vos e instruí-vos.
Já estão abertas as matrículas para as novas turmas ESDE 2020. No dia 17 de fevereiro iniciam as atividades com os grupos.
Para fazer a sua matrícula, clique aqui