Atendimento Fraterno

O Atendimento Fraterno pelo diálogo consiste em receber fraternalmente aquele que busca o Centro Espírita, dando-lhe a oportunidade de expor, livremente e em caráter privativo e sigiloso, suas dificuldades e necessidades e então apresentar explicações segundo a Doutrina Espírita. Basicamente é uma “conversa amiga”, com vistas ao autoconhecimento e a visão de que  todas as respostas e ações estão em nós mesmos.


Em Jesus temos o Atendente Fraterno perfeito que, além de ter ensinado às multidões, através de Seus inolvidáveis discursos, deixou-nos preciosas lições dialogadas, através das quais o Seu verbo de luz socorreu os indivíduos, cada um conforme a sua necessidade: o Moço Rico, a Samaritana, a Mulher Equivocada, Zaqueu, Joana de Cusa e tantos outros, libertando a todos, que se fizeram heróis no futuro. Se o Divino Mestre disse: “Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados”, também propôs: “Que vos ameis uns aos outros”.

Isto como a dize-nos assim: “Se estiverdes em condição, vinde diretamente a mim pelos caminhos formosos da oração, mas se vos sobrecarregardes a ponto de não achardes o caminho emocional da prece, recorrei a vosso irmão, pois que através dele Eu vos ajudarei”.

Segundo Joanna de Ângelis o Atendimento Fraterno não se propõe a resolver os desafios nem as dificuldades, eliminar as doenças nem os sofrimentos, mas propor ao interessado meios hábeis para a própria recuperação. Assim, mediante conversação agradável, o atendente deve saber desviar os temas que incidem aos vícios da queixa, da lamentação, da autopunição, demonstrando que o momento de libertação e de paz está chegando, mas a ação para o êxito depende do próprio paciente, que deve iniciar, a partir desse momento, o processo de reforma íntima.

Já Emmanuel, no livro Caminho, Verdade e Vida, explica que “os auxílios do invisível são incontestáveis e jamais falham em suas multiformes expressões, no momento oportuno; mas é imprescindível não se vicie o crente com essa espécie de cooperação, aprendendo a caminhar sozinho, usando a independência e a vontade no que é justo e útil, convicto de que se encontra no mundo para aprender, não lhe sendo permitido reclamar dos instrutores a solução de problemas necessários à sua condição de aluno”.


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