ENTREVISTAS CONCEDIDAS por CHICO XAVIER.
DIÁLOGOS e IDÉIAS.
“Exemplo vivo de Espírita Evangélico” no dizer do professor Herculano Pires.
Nascimento: 02.04.1910 e Falecimento: 30.06.2002
LIVRO: ENTREVISTAS – FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER / EMMANUEL – 1971 – 1ª EDIÇÃO – IDE
ORGANIZAÇÃO e NOTAS: SALVADOR GENTILE, HERCIO MARCOS CINTRA ARANTES e ELIAS BARBOSA.
A Fundação Educandário Pestalozzi, em comemoração ao seu 26º aniversário, recebeu anteontem a visita do médium Francisco Candido Xavier, numa concorrida tarde de autógrafos. Na ocasião a reportagem ouviu Chico Xavier que observou:
“Nós estamos repetindo uma emoção que nos é sumamente agradável, com mais uma visita à cidade de Franca, onde recebemos este abençoado calor do coração francano. Estamos pedindo a Deus que conceda a esta terra abençoada, cada vez mais progresso, felicidade e alegria”.
Daí passamos a uma breve entrevista com ele, em forma de perguntas e respostas:
Item 52 – INSATISFAÇÃO DO MUNDO ATUAL – Página 74.
PERGUNTA: O que os espíritos têm dito a respeito da insatisfação do mundo de hoje?
RESPOSTA: Os nossos guias espirituais traduzem a nossa insatisfação, no mundo inteiro, como sendo a ausência de Jesus Cristo em nossos corações. Quando nos adaptarmos em definitivo ao espírito da doutrina para a vivência cristã, em nossas relações mútuas, toda insatisfação desaparecerá, porque estabelecida a paz em nossa consciência com o nosso dever cumprido, as próprias doenças naturalmente recuarão, pois muitas delas são simples consequências de nossos desajustes espirituais, em decorrência de nosso afastamento de Cristo, como Luz Divina para os nossos corações. Estamos nos referindo não só ao Espiritismo Evangélico, mas a todo o Cristianismo, a todas as escolas cristãs. Os cristãos têm necessidade nessa união em torno da verdade. Nós precisamos de Cristo.
Item 58 – PROVA DA REENCARNAÇÃO – Página 79.
PERGUNTA: Qual a maior prova concreta que Francisco Cândido Xavier aponta sobre a reencarnação?
RESPOSTA: A lógica para compreendermos a desigualdade no campo das criaturas humanas. Por que é que uns renascem sofrendo em condições muito mais difíceis do que os outros? Não podemos admitir a Injustiça Divina! Deus é a Justiça Suprema. Portanto, nós devemos a nós mesmos a consequência dos nossos desajustes. Se eu pratiquei um crime, se lesei alguém, é natural que não tendo pago a minha dívida moral, durante o espaço curto de uma existência, é justo que eu faça esse resgate em outra existência, porque de outro modo, compreenderíamos Deus como um ditador, distribuindo medalhas para uns e chagas para outros, o que é inadmissível.
Entrevista realizada pelo repórter Realindo Jr., quando da visita do médium Francisco Cândido Xavier a Franca (SP), publicada pelo jornal “Comércio da Franca” a 22 de maio de 1971.