“O Amor verdadeiro é aquele que Jesus exemplificou: aquele que se doa com sentido e espírito de sacrifício, para que a pessoa amada se faça feliz. O amor verdadeiro é aquele que se entrega do ponto de vista do sacrifício pessoal, sem qualquer recompensa”. Chico Xavier
Hoje vamos falar de amor, esse sentimento que é tão transformador. Uma palavra curta, simples, mas de um significado gigantesco. O amor acalenta, o amor fortalece, o amor consola, o amor dá sentido à vida, o amor cura.
É por amor que estamos seguindo nossa caminhada. Por amor, temos a oportunidade de recomeçar e de evoluir, até alcançar o reino de Deus.
Falar de amor é falar de Jesus! É a essência divina que brota dentro de nós, o sentimento da vida.
“Feliz aquele que ama, porque não conhece as angústias da alma, nem as do corpo! Seus pés são leves, e ele vive como transportado fora de si mesmo. Quando Jesus pronunciou essa palavra divina, — amor — fez estremecerem os povos, e os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo”. Lázaro, Paris, 1862
Para representar o Amor trazemos aqui o relato da trabalhadora da SCEE Rosana Montagner Cervo que fala de amor ao próximo, de entrega, de atenção e de superação dos desafios em família, com amigos, por meio do amor.
“2021 foi um ano desafiador em muitos sentidos, mas nos trouxe muitos ensinamentos e oportunidades de crescimento.
O dia a dia nos envolve e acabamos não dando tanto valor para os pequenos momentos. Mas, quando a vida nos chama, nos faz recolocar os pés no chão e olhar ao nosso redor, abandonamos aquilo que parecia tão importante, para cuidar do que realmente importa.
Este ano, passamos por um desafio pessoal e familiar imenso, com a doença chegando ao nosso lar e nos tirando o chão. A Covid bateu à nossa porta em março, no meio do pior momento aqui na cidade e em todo o Brasil. A princípio, parecia que não seria grave, mas no nono dia, meu marido começou a piorar vertiginosamente, quase não respirava, a cada instante a situação piorava muito, e a rede hospitalar não conseguia atendê-lo. Era um dos muitos que tiveram que ser tratados do jeito que desse em casa…. E isto no meio do maior desafio profissional que tínhamos embarcado juntos.
Empresa, trabalho, clientes, vida social, tudo fica de lado quando aqueles que amamos sofrem.
Em momentos assim, sentimos que a espiritualidade realmente está do nosso lado, porque aparece uma energia, uma clareza mental que parecia antes não nos pertencer, para solucionar aquele problema, e fazer com que a pessoa amada permaneça conosco. A força que aparece do nada, e percebemos que somos muito mais do que pensamos. Em momentos assim, percebemos o quão é importante ter Amigos, ter Família, porque, mesmo sem poder entrar em nossa casa e auxiliar, em todos os instantes estavam disponíveis para nos alcançar o que fosse necessário. No momento em que ele estava com muita dificuldade de respirar e nenhuma empresa do sul do Brasil possuía oxigênio, apareceu um em nossa porta, que deu o suporte necessário para todos os dias. Supermercado, farmácia, pão quentinho, tudo isto nos foi alcançado por estes anjos que estão encarnados ao nosso lado e a quem chamamos de Amigos. Isto sem falar naqueles que oravam por nós, que nos deram um suporte espiritual precioso, pessoas que não tínhamos contato há muito tempo, ocuparam seu tempo nos enviando boas energias. E o fato de praticarmos a doutrina espírita nos dá muitas certezas e muito acalento, saber que nosso grupo estava conosco em pensamento, renova as energias e seguimos em frente. E aquelas economias que estavam lá, esperando a oportunidade de serem utilizadas? Nos deram o suporte financeiro para arcar com o tratamento doméstico de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, psiquiatras…. E a gente nem hesita em utilizá-las, e agradecemos diariamente a oportunidade de tê-las.
Toda a lenta recuperação, o reaprender a andar, a respirar, nos demonstra nossa fragilidade e também nossa força. Somos capazes de superar os revezes da Vida, sacodir a poeira e dar a volta por cima. Demora? Sim, demora, mas somos capazes. E este é um ensinamento precioso, neste mundo agitado e “just in time” que vivemos. Cada coisa tem seu tempo.
Passados vários meses, continuamos com a gratidão em nossos corações, sabendo que sozinhos não teríamos conseguido, e sabendo também que não existe obstáculo intransponível, porque nossa força maior está no Amor que nos une. O que quer que a Vida nos traga, será enfrentado com união, companheirismo e Amor”.
A SCEE deseja a todos Feliz 2022 com muito Amor nos corações!