A professora de Stanford, Carol Dweck, discute sua pesquisa sobre mentalidade (programação mental) e como as escolas e organizações podem ampliar seus currículos na área de educação.
Ao longo de sua carreira, a psicóloga de Stanford, Carol Dweck ficou, fascinada com a forma como algumas crianças aceitam seus fracassos e outras se sentem derrotadas por eles. Ficou claro para ela e seus parceiros de pesquisa que a diferença estava na programação mental. Se uma criança entendeu que tinha a capacidade de aprender e fazer melhor da próxima vez (mentalidade de crescimento), então elas serão capazes de evitar as falhas de percurso. Se uma criança sentisse que tinha realizado o melhor de sua capacidade e não poderia aprender mais (mentalidade fixa) – e ainda assim não se deu bem – então a falha os limitou. A pesquisa de Dweck, tem mostrado continuamente que crianças com uma mentalidade de crescimento se saem melhor academicamente do que aquelas com uma mentalidade fixa. Este conceito tem sido amplamente adotado por professores que trabalham essas ideias em suas salas de aula. Mas Dweck – recentemente premiada com o Prêmio Yidan de Educação – gostaria de dar um passo adiante.
“Podemos criar culturas, escolas, organizações que incorporam uma mentalidade de crescimento, onde cada membro da escola ou organização acredita que eles podem desenvolver suas habilidades?” Pergunta Dweck.
Ela planeja construir suas ideias em um currículo que ela espera esclarecer algumas das más interpretações e mal-entendidos que ela chama de “falsa mentalidade de crescimento”. Uma das coisas mais importantes, diz Dweck, é que os professores transmitam aos seus alunos que eles não estão julgando o intelecto, mas são 100% dedicados à sua aprendizagem. Além disso, os professores devem manter uma mente aberta sobre todos os seus alunos.
“Todos podem crescer e se desenvolver”, diz Dweck, “e você não sabe do que eles são capazes antes do tempo”.
Nesta edição da Harvard EdCast, Dweck discute sua pesquisa sobre mentalidade e como, incorporar a mentalidade de crescimento nas escolas e organizações visando criar um currículo de mudança na educação.
Sobre o Harvard EdCast
O Harvard EdCast é uma série semanal de podcasts, disponível na página da Universidade de Harvard, que apresenta uma conversa de 15 a 20 minutos com líderes no campo da educação em todo o país e em todo o mundo. Hospedado por Matt Weber e co-produzido por Jill Anderson, o Harvard EdCast é um espaço para o discurso educacional e abertura, com foco na miríade de questões e eventos atuais relacionados ao campo.
Fonte: https://www.gse.harvard.edu/news/18/03/harvard-edcast-mindset-and-motivation