O que é um conselho? Conselho é uma sugestão que se dá a partir de uma opinião que se constrói conforme um determinado ponto de vista, experiência e índole.
Conselhos podem ser sensatos ou não, baseados em aprendizados por experiência ou impulsividades emocionadas. Podem ser bons ou não.
E sobretudo, podem ser aceitos ou não, por melhor que possam parecer a quem lhes oferece.
Nisso reside a beleza do livre arbítrio: acatado ou não, por este ou aquele motivo, a responsabilidade é nossa.
Na nossa tão diversa imperfeição, nossa opinião pode ser até acertada, naquilo que mais sabemos. Essa sabedoria adquirida tem mais a ver com a maturidade do espírito que com a cronobiologia do corpo. Conselhos, mesmo bem intencionados, são opiniões individuais onde de um lado está quem sugere e de outro, quem ouve. Pode ser que o mais correto seja não acatá-lo. Pode ser que acolhê-lo para avaliação, seja uma boa escolha.
Tudo é feito na medida da evolução do conselheiro e do aconselhado.
Seja no plano físico, seja entre encarnados e desencarnados, seja apenas no plano espiritual, a todo momento conselhos são intuídos, com maior ou menor vigor, maior ou menor habilidade em convencimento ou constrangimento. E ofertados com maior ou menor expectativa de que sejam executados. Nosso livre arbítrio, porém, nos permite decidir o que aconselhamos: tudo podemos mas nem tudo devemos.
Não existe ofensa em não aceitar um conselho, existe liberdade de escolha. A liberdade com responsabilidade, que é o cerne da pedagogia divina, nos permite ouvir e fazer nossa própria escolha.
De certo, só sabemos que manter nossa atenção em pensamentos mais elevados, nos colocará num patamar em que outras entidades (visíveis ou não) também terão conteúdo mais virtuoso e, serão portanto, melhores inspiradores. Esse é o bom conselho: “acerca-te dos bons e serás um deles”, mas as escolhas serão sempre garantidamente nossas.
Reflitamos, elevemos nossos pensamentos com paz, amorosidade e boa vontade.
Vibremos positivamente para colaborar que a psicosfera do nosso planeta seja favorável também à aproximação de bons conselheiros!
Cris Comparini Basbaum