Em pouco mais de um ano de atuação, o Programa Assistencial da SCEE – Sociedade Catarinense de Estudos Espíritas “Pacotinhos de Amor”, já doou 252 enxovais completos para bebês recém-nascidos. A ação garante um direito básico do ser humano que é o de ter o que vestir. Para as mamães, o recebimento do enxoval gera amor, alegria, segurança e melhora a autoestima, sentindo-se valorizadas e lembradas neste momento tão especial que é a maternidade.
Quando soube que estava grávida, Elani Eugênia de Jesus ficou muito feliz. E apreensiva pois já tinha a Elisa, de três anos. Elani não pode contar com uma rede de apoio para a criação dos filhos e depende de sua remuneração. O Pacotinhos de Amor veio como uma bênção para a jovem mãe pois ela ainda não havia preparado o enxoval para o Elias Gabriel que estava prestes a chegar.
“Eu fiquei surpresa com tantas roupinhas lindas e de qualidade e agradeço muito ao grupo que me ajudou”, diz Elani. Elias nasceu forte e com saúde e logo a mamãe agasalhou o bebê com as roupinhas que recebeu.
Assim como Elani, outras 251 mulheres foram beneficiadas pelo Pacotinhos de Amor. O Programa foi criado em 2018, com a finalidade de minimizar o sofrimento de mães carentes que necessitam de ajuda.
A confecção dos enxovais para recém-nascidos é feita por um grupo que atualmente congrega 49 voluntárias. Elas explicam que a iniciativa só se concretizou porque os corações se uniram de tal forma que tudo tornou-se possível.
“Já vendemos artesanato de porta em porta e em empresas para auxiliar nas despesas, deixamos de comprar coisas para nós, optando por macacões, fraldas, meias, lencinhos e nos vimos namorando as vitrines de bebês e abençoando cada barriga que encontramos na rua”.
“Esse sentimento de amor enche nossas vidas de propósitos e alegria”. “Às vezes eu estou precisando de peças de artesanato, confecciono para mim e acabo vendendo para ajudar”.
Cada uma com seu jeito, seu talento, seu tempo e suas habilidades coopera com o Pacotinhos de Amor. “Uma sem a outra não funciona. Somos uma corrente” diz uma das voluntárias.
Os kits de enxovais são entregues nos Postos de Saúde do Saco dos Limões, Itacorubi, Pantanal, Agronômica, nos Hospitais Regional de São José e Hospital Infantil. Também são beneficiadas mamães que procuram a SCEE ou que são indicadas por frequentadores da casa. As roupas para crianças maiores ou então para adultos quando chegam ao grupo são encaminhadas para a Casa de Apoio Vó Gertrudes, que fica junto ao Hospital Infantil.
Para dar suporte ao Programa e ampliar a compra de roupinhas, materiais e produtos destinados aos bebês, o grupo de voluntárias se dedica também à produção de artesanato. Os recursos com a venda das peças são revertidos para a compra de fraldas, lencinhos umedecidos, macacões, tecidos para a confecção de tolhas fraldas para banho, toalhinhas de boca, bem como lã e aviamentos.
O Programa conta também com a colaboração de frequentadores da SCEE e de pessoas em geral que se solidarizam com a causa.
Para mais informações ou contribuições, por favor acesse o site https://scee.org.br/
Nosso endereço, quer saber como chegar? — >clique aqui:
Ou ligue para o número (48) 996198000
As doações podem ser feitas diretamente na SCEE:
Segunda-feira e quarta-feira: das 19h às 21h30.
Quarta-feira: das 14h às 17h e à noite



