Lá se foi mais um ano de trabalho e de muitas conquistas! De dedicação, de persistência, de superação às dificuldades impostas neste momento tão diferente! Assim, a SCEE – Sociedade Catarinense de Estudos Espíritas celebra mais um aniversário. São quatro anos de existência. Da mesma maneira que uma criança, de modo geral, se move independentemente nesta faixa de idade, a SCEE caminha livre, forte, de braços e corações abertos a todos aqueles que buscam amparo e entendimento na Doutrina Espírita.
A SCEE nasceu com o firme propósito de compartilhar Amor, Estudo e Respeito. E é exatamente isso que move esta pequena célula, localizada no coração do Parque São Jorge, em Florianópolis. Ali está a base da casa espírita, sempre cuidada com muito amor pela equipe de voluntários. Antes do distanciamento físico para a prevenção da covid-19, a casa estava sempre em movimento. Cursos, palestras, irradiação, passe, evangelização, pesquisas e atendimento fraterno aconteciam diariamente, praticamente todos os dias da semana. Com a pandemia, as atividades ganharam um novo direcionamento, não menos eficaz. O físico deu lugar ao virtual. E a SCEE deixou de ser uma unidade local para transformar-se em uma casa global. Pessoas do mundo inteiro têm acesso e interagem com as atividades desenvolvidas.
Atualmente a SCCE disponibiliza diversos cursos on-line. Ao todo são 12 cursos, envolvendo mais de 400 alunos. Trabalhos de irradiação, atendimento fraterno e evangelização também acontecem virtualmente.
As exposições doutrinárias, que sempre ocorrem às quartas-feiras, às 20h, ganharam abrangência no último ano. Com as transmissões ao vivo pelo YouTube, também em Libras, a SCEE conecta e envolve palestrantes e público de vários países. A iniciativa busca unir o espiritismo no mundo, possibilitando que pessoas conheçam e integrem as experiências de outros países como Irlanda, Japão, Suécia, França, Inglaterra, Suíça, USA, Portugal, já contemplados.
Sempre atenta às necessidades de equilíbrio físico, emocional e espiritual, a SCEE passou a oferecer ao público a meditação on-line, transmitida ao vivo pelas redes sociais da casa, também em Libras, às segundas-feiras, às 19h40. É um processo em que o participante medita, seguindo orientações que recebe. Já são 47 vídeos. Cada passo é focado em pontos importantes a serem explorados. Os vídeos ficam disponíveis numa playlist e podem ser acessados a qualquer momento pelo interessado.
Sendo assim, a SCEE tem muitos motivos para celebrar seu quarto aniversário. A semente da Doutrina Espírita encontrou ali um solo fértil, germinou, cresceu e está frutificando permanentemente. Mais um ano se descortina à frente de toda a equipe de coordenadores, voluntários e frequentadores da casa, agora pelas telas dos computadores ou aparelhos de celulares. Mesmo quando a quarentena terminar, uma coisa é certa: a sociabilidade digital veio para ficar na SCEE. O virtual continuará a ser essencial.