No mundo globalizado dos novos tempos, cada vez mais busca-se a integração em todas as áreas. Com os avanços da tecnologia, as redes de comunicação, rápidas e eficientes, agregam pessoas em qualquer parte do planeta. Vivemos uma sociedade interligada e esta nova realidade traz influências positivas na difusão da Doutrina Espírita.
Atualmente, o Espiritismo está presente em mais de 30 países, sendo amplamente difundido no território brasileiro. O Brasil é a maior nação espírita do planeta, com cerca de 4 milhões de pessoas que se declaram espíritas, segundo o IBGE, e mais de 30 milhões de simpatizantes, de acordo com a Federação Espírita Brasileira.
A integração do Espiritismo em Santa Catarina, no Brasil e no mundo tem sido um dos propósitos da SCEE – Sociedade Catarinense de Estudos Espíritas. Desde o início de 2020, a casa desenvolve o projeto SCEE Integra, formando uma rede de palestrantes das 16 URES – União Regional Espírita de Santa Catarina. A iniciativa trouxe a possibilidade de uma viagem virtual às diversas regiões do Estado para que o público, nas palestras de quartas-feiras, conheça o trabalho das casas espíritas e acompanhe a exposição de diferentes temas ligados à Doutrina Espírita.
Em 2021, a rede amplia ainda mais. Agora a SCEE abre a agenda e convida palestrantes de todo o mundo. Assim como aconteceu em 2020, com a participação de expositores do Japão e da Suécia, neste ano estão sendo alinhadas ações que envolvem palestrantes da Noruega, Estados Unidos, Portugal, França, Irlanda e Suíça.
A receptividade à conexão de esforços e conhecimentos tem sido muito boa, em todos os lugares. Luciano Pudell Wagner diz que neste novo ciclo e novos momentos da humanidade, ideias e ideais continuam ampliando-se para alcançar cada vez mais corações.
“Em 2021, a SCEE está com vários cursos e projetos para expandir o atendimento de forma adaptada aos novos tempos e com o olhar direcionado em todos os pontos de nosso planeta. Isso nos traz e confirma a união de tantos espíritas, em todos os cantos e países. Essa é a proposta: levar o Espiritismo o mais distante possível e em alguns casos aonde ainda não chegou, sem falar da importância de conhecer outros métodos e outras línguas. Tudo isso é muito gratificante para o movimento”, ressalta Luciano.
Desejamos 2021 com muita união dos povos de Deus, Paz & Luz!