Na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro, as salas da SCEE – Sociedade Catarinense de Estudos Espíritas voltam a ficar cheias. É quando recomeçam os cursos direcionados ao estudo do Espiritismo. A casa oferece vários cursos para quem busca conhecer e aprofundar o aprendizado na Doutrina Espírita com seriedade, de uma maneira regular e contínua.
Entre os cursos estão o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, o Estudo Prático e Teórico da Mediunidade, Estudo da Série Psicológica Joanna de Ângelis, Estudo de O Evangelho Segundo o Espiritismo, Estudo de O Livro dos Espíritos e Evangelização Infantojuvenil.
O ESDE I e II propõe um estudo vivo, em forma de debate, estimulando a compreensão mais profunda das questões da vida e do ser. Sempre em paralelo com as obras Fundamentais. Também proporciona conhecimentos que trazem a força da razão para o grande trabalho de melhora íntima, a difícil transformação que cabe a cada um nesta etapa da jornada evolutiva.
O Estudo Prático e Teórico da Mediunidade é direcionado não só à formação específica do trabalhador da mediunidade, mas ao espírita em geral, ainda que este não seja portador de mediunidade ostensiva ou que não revele interesse ou aptidão para fazer parte de um grupo mediúnico. Este curso tem como pré-requisito ter cursado o Esde I e II.
Para este ano, a novidade na casa, às segundas-feiras, é o SCEE Medita, um tempo para a meditação entre o passe, que encerra às 19h40, e o início dos cursos, às 20h15.
“Nosso objetivo é orientar e dar apoio às pessoas que têm intenção de incluir práticas de meditação no seu dia a dia, mas não conhecem as técnicas e não encontram sozinhas a disciplina necessária”.
Enquanto os adultos participam das palestras, às quartas-feiras, da 20h às 21h, uma equipe de voluntários se dedica à evangelização infantojuvenil. A atividade é de grande importância pois é o período em que as crianças e os adolescentes assimilam melhor os ensinamentos da Doutrina Espírita e, assim, são melhor preparados para assumir funções no futuro.
“Em nossa casa valorizamos essencialmente o estudo e a pesquisa para que as pessoas não sigam somente ideias, mas pensem por elas mesmas, condição alcançada por meio do estudo. Nos sentimos bem em nos autointitular como uma casa de amor, respeito e estudos”, afirma a equipe de coordenação da SCEE.