OPINIÃO e RESPOSTAS de CHICO XAVIER & EMMANUEL em ENTREVISTAS.
PERGUNTA: HAVERIA ALGUMA PISTA CAPAZ DE PROVAR QUE EXISTE REALMENTE A REENCARNAÇÃO?
RESPOSTA: Chico Xavier responde a esta pergunta com outra: Por que é que uns nascem sofrendo em condições muito mais difíceis que os outros? Não se pode admitir a injustiça Divina. Deus é a Justiça Suprema. Portanto, nós devemos a nós mesmos a consequência de nossos desajustes. Se eu pratiquei um crime, se lesei alguém, é natural que não tendo pago a minha dívida moral durante o espaço curto de uma existência, é justo que eu faça esse resgate em outras existências porque, de outro modo, compreenderíamos Deus como um ditador, distribuindo medalhas para uns e chagas para outros, o que é inadmissível.
ENTREVISTA AO JORNAL DA MANHÃ – UBERABA, MINAS, 25.12.1979. LIVRO: NOVO MUNDO.
PERGUNTA: POR QUE DEVE O HOMEM MANTER-SE NO “VÉU DO ESQUECIMENTO,” EM RELAÇÃO A SUA VIDA ESPIRITUAL?
RESPOSTA: De modo geral, a reencarnação objetiva a extirpação do ódio e da inveja, do ressentimento e do ciúme, dos impulsos à discórdia e à delinquência, que nos implantaram na alma, depois de lastimáveis desastres morais. Semelhantes causas de sofrimento persistiriam conosco, por longo tempo, não fosse o olvido terapêutico que nos é administrado durante a reencarnação. Nesse sentido, observemos o fato de que, a ablação de um tumor no corpo físico, reclama a anestesia. O esquecimento temporário na reencarnação é o processo de socorro pelo qual a Misericórdia Divina se digna determinar a sedação das feridas mentais de que porventura sejamos portadores, para o tratamento e a extinção delas.
ENTREVISTA AO JORNAL A FLAMA ESPÍRITA – UBERABA, MINAS – 20.05.1989. LIVRO: NOVO MUNDO.
PERGUNTA: COMO A DOUTRINA ESPÍRITA EXPLICA A VIDA E A MORTE?
RESPOSTA: Pela fé, viemos de Deus. Nossos pais nos receberam da Divina Providência e nos matricularam com um nome x. O nome que temos não é este, é apenas o nome que nossos pais nos deram no Cartório. Vivemos aqui durante um tempo como quem está internado num colégio. O corpo é a carteira em que sentamos para estudar. Amamos, brigamos, mas saímos sempre aprendendo alguma coisa e vamos para o lar de onde viemos, que é o mundo espiritual. Aqui, nossos bisavós, trisavôs, todos já passaram. Ninguém se lembra da morte porque ela não existe. A vida é espiritual! Vai chegar o dia de nossa partida. É como um amigo escreveu um dia: “Quando você chegou todos riram de felicidade. Viva de tal maneira que quando você partir, todos chorem.”
ENTREVISTA CONCEDIDA A LEIDI PINHEIRO PARA O JORNAL FOLHA DE LONDRINA, DE LONDRINA – PARANÁ, QUE FOI INCLUÍDA NUMA REPORTAGEM DESCRITIVA DO TRABALHO DOUTRINÁRIO ASSISTENCIAL REALIZADO EM TODOS OS FINS DE SEMANA PELO GRUPO ESPÍRITA DA PRECE, DE UBERABA, MINAS, EM SUA EDIÇÃO DE 05/06/183, PÁGINA 17. LIVRO: ENTENDER CONVERSANDO.
PERGUNTA: EXPLICAÇÕES A RESPEITO DAS INSATISFAÇÕES DO MUNDO DE HOJE?
RESPOSTA: Quando nos adaptarmos em definitivo ao espírito da Doutrina para vivência cristã, em nossas relações mútuas, toda insatisfação desaparecerá porque, estabelecida a paz em nossa consciência com nosso dever cumprido, as próprias doenças recuarão, pois muitas delas são consequências de nossos desajustes espirituais, em decorrência de nosso afastamento de Cristo, como Luz Divina para os nossos corações.” “Nós perdemos o contato com Cristo que é a Luz Divina para nossa consciência e, de imediato, criamos tomadas para o domínio das sombras. Aí a obsessão pode surgir. Surgir como traumas psicológicos, doenças mentais, etc,etc,etc…”
ENTREVISTA AO JORNAL DA MANHÃ – UBERABA, MINAS, 25.12.1979. LIVRO: NOVO MUNDO.
PERGUNTA: QUAL O VERDADEIRO CAMINHO QUE NOS LEVARÁ EM RUMO A DEUS?
RESPOSTA: A regra áurea, há séculos, nos traça o roteiro: Faze aos outros o que deseja que te façam. E o Cristo lança mais luz sobre a diretriz de todos os tempos: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.”
ENTREVISTA AO JORNAL A FLAMA ESPÍRITA – UBERABA, MINAS – 20.05.1989. LIVRO: NOVO MUNDO.