Fevereiro está sendo um mês marcante para a SCEE – Sociedade Catarinense de Estudos Espíritas. Depois de um ano e 10 meses fechada para palestras presenciais, em função da pandemia, a casa abriu as portas ao público para acompanhar as exposições doutrinárias, que sempre acontecem às quartas-feiras, às 20h, seguidas de passe.
O restabelecimento das atividades presenciais vem acontecendo gradualmente, seguindo as medidas de prevenção e controle, recomendadas pela Vigilância Sanitária. Neste mês, foram realizadas quatro palestras presenciais e o número de pessoas aumenta a cada semana. Isto é sinal que o público está sentindo mais confiança dos protocolos de segurança, como também, em busca de esclarecimentos e amparo por meio de nossa consoladora Doutrina Espírita.
Luciano Pudell Wagner ressalta que a SCEE está em sintonia com o movimento espírita catarinense e de acordo com praticamente todos os presidentes. No último encontro foi concluído que as casas deveriam voltar a acolher de forma mais direta todas as pessoas.
“Penso que é um momento difícil, em que muitas pessoas não conseguem achar explicação para tudo o que está acontecendo. Comparecer na doutrinária e receber o passe, nesse momento, certamente será uma ferramenta imensa de apoio mental e, é claro, espiritual”.
As exposições doutrinárias são realizadas sempre com o acompanhamento de intérprete de Libras, que traduz em tempo real o que o palestrante apresenta. A acessibilidade à Doutrina Espírita pela Comunidade Surda é uma iniciativa da SCEE para promover inclusão social e expandir o Espiritismo.
Aline Iolanda de Souza conta que a Comunidade Surda tem assistido às lives e dado retorno constante, todas as quartas-feiras.
“São Surdos que após a palestra fazem ligações de vídeo para conversar mais sobre o tema, para contar como se sentiram e, inclusive, rever parte da narrativa que não conseguiram compreender. Eles, em maioria, assistem através da televisão pelo tamanho da imagem ser mais acessível”.
Aline diz também que nas tardes de quarta-feira sempre recebe pedidos para passar o link da palestra.
“Quando os encontro pessoalmente, eles aproveitam para conversar sobre a terminologia específica, visto que muitos nunca passaram por cursos e não tem conhecimento do vocabulário utilizado”.
Importante lembrar que as palestras continuam sendo transmitidas pelo canal do YouTube da SCEE que já conta com aproximadamente seis mil inscritos e mais de 115 mil visualizações.