Atualmente, mais do que nunca, a tecnologia está acessível e o momento é propício para novos formatos de difusão da Doutrina Espírita. Cada vez mais as pessoas estão atentas às informações, buscam o aprofundamento dos conhecimentos, palavras de conforto, de amparo e alívio aos sofrimentos.
Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, as atividades presenciais das Casas Espíritas foram suspensas. Outras formas de atendimento ao público deram lugar ao presencial. Os eventos on-line transformaram-se em alternativa importante para retomar as atividades que vinham sendo desenvolvidas antes do distanciamento social.

Muitas plataformas disponíveis para transmissão on-line permitem acesso praticamente ilimitado e mais abrangente, com pessoas de lugares distantes, acompanhando os conteúdos. Além disso, esses canais on-line estimulam a interação do público, possibilitando envolvimento fácil e intuitivo.
Sempre atenta às tecnologias e comprometida em levar a Doutrina Espírita ao maior número possível de lares, a SCEE – Sociedade Catarinense de Estudos Espíritas mantém suas redes sociais atualizadas, com conteúdo oportuno, dinâmico e abrangente. Populares e já conhecidas pelas pessoas, as redes sociais são canais importantes de comunicação e as informações ultrapassam fronteiras.
Veja os canais que a SCEE utiliza para estudos e difusão da Doutrina Espírita:
Canal do YouTube

Com mais de 5 mil pessoas inscritas e 85 mil visualizações, o canal de vídeos da SCEE no YouTube une, inspira, informa e contribui na expansão global do Espiritismo. O espaço oferece conteúdo diversificado e sério, enfocando Amor, Respeito e Estudos, tripé que sustenta as ações da casa. Toda segunda-feira, às 19h40, o canal da SCEE transmite, ao vivo, também em LIBRAS, a Meditação on-line, e quarta-feira, às 20h, as exposições doutrinárias, envolvendo palestrantes de todo o mundo. Os vídeos permanecem disponíveis no canal do YouTube para serem acessados a qualquer momento pelo interessado.

De fácil acesso pelo celular, o Instagram da SCEE está sempre em movimento. Além de transmitir ao vivo as meditações e palestras, as publicações semanais, nas segundas e quintas-feiras, trazem mensagens de diversos autores que alegram o dia a dia e revigora o coração de quem as lê. Com antecedência é possível encontrar o palestrante da semana e o tema da palestra que será proferida contendo todas as informações necessárias para acompanhar tanto ao vivo quanto a palestra gravada. Os stories realizados expõem diariamente a rotina da SCEE e conecta o seguidor com os trabalhos da Casa.

A rede social mais popular no mundo conecta mais de 3 mil seguidores no Facebook da SCEE. Os conteúdos são atualizados permanentemente, levando informações e links das palestras, meditações, notícias da casa, artigos doutrinários, além de mensagens de reflexão e otimismo. Independentemente de onde vive, qualquer pessoa que possui uma conta ativa na rede social, recebe as postagens, curte e compartilha, ampliando assim, a difusão da Doutrina Espírita. O Facebook é mais um dos canais valorizados na SCEE. Neste tempo de distanciamento social, é uma ferramenta importante na transmissão de informações valiosas que podem mudar e tornar o dia de alguém mais feliz.
A SCCE utiliza o aplicativo para se comunicar de forma rápida e oportuna com o público interno e externo da casa. Mensagens instantâneas, convites e links para a meditação, para as palestras, comunicados de conteúdos postados no YouTube e no site são enviados semanalmente nos canais oficias da casa. Rapidamente, toda a rede de pessoas integrada à SCEE fica sabendo da programação e pode acompanhar os conteúdos gerados diretamente de seus lares.

Responsável pelas transmissões ao vivo, Luciano Pudell Wagner coordena a comunicação da SCEE, executada pela equipe do Departamento de Comunicação. Luciano convida os usuários para inscreverem-se nas redes sociais e curtirem os conteúdos. “Dessa forma, conseguiremos chegar mais longe, pois as redes sociais necessitam de seguidores, curtidas e compartilhamentos para popularizar, valorizar e elevar o alcance das publicações de nossa casa”.