A evangelização infantojuvenil é uma das atividades desenvolvidas na SCEE – Sociedade Catarinense de Estudos Espíritas. Às quartas-feiras, enquanto os adultos acompanham as palestras, das 20h às 21h, crianças e adolescentes participam da evangelização em três grupos, formados de acordo com a faixa etária: de 3 a 7 anos, de 8 a 12 anos e de 13 a 17 anos. Eles somam 47 frequentadores na evangelização.
A atividade é de grande importância pois é o período em que as crianças e os adolescentes assimilam melhor os ensinamentos da Doutrina Espírita e, dessa maneira, serão melhor preparados para assumir funções no futuro.
Segundo Emannuel no livro O Consolador “até aos sete anos, o Espírito ainda se encontra em fase de adaptação para a nova existência que lhe compete no mundo. Nessa idade, ainda não existe uma integração perfeita entre ele e a matéria orgânica. Suas recordações do plano espiritual são, por isso, mais vivas, tornando-se mais suscetível de renovar o caráter e estabelecer novo caminho, na consolidação dos princípios de responsabilidade”
Teatro, música, pintura, vídeo, desenhos, jogos de tabuleiro, jogos de salão, palavras cruzadas, experiências físicas e magnetismo são algumas das atividades desenvolvidas pelos grupos, sempre buscando assimilar os valores da Doutrina Espírita.
Neste fim de ano, os pequenos de 3 a 7 anos surpreenderam o público que chegava para a palestra de quarta-feira. Na entrada, cada participante foi recebido com um abraço e um cartão de Natal elaborado pelas crianças.
“Foi uma surpresa maravilhosa e muito emocionante chegar para a palestra da SCEE e sermos recepcionados e contagiados de alegria pelas lindas crianças, nossos anjinhos de luz, sempre cheios de inocência, entusiasmo, sorrisos e muito amor”, conta Ana Carolina Felippe. Ela e o marido Gilmar Weigmann sempre estão presentes nas palestras da SCEE e além do aprendizado, levaram para casa um cartão e o coração cheio de amor.
Não foi só o público surpreendido naquele dia da palestra. As crianças também tiveram um momento de expectativa e de emoção. Assim que se dirigiram para o espaço da evangelização, inesperadamente elas receberam a visita de Papai Noel. Surpresa, alegria e muita empolgação tomaram conta do ambiente. E assim, com palavras de afeto, sorrisos e cantos, as crianças sentiram ali o verdadeiro significado do Natal, que traz em sua essência o amor e a fraternidade, como nos ensinou o aniversariante da festa: Jesus Cristo.
Os grupos de 8 a 12 anos e 13 a 17 anos também celebraram o Natal e o fim do ano com reflexões, um lanche coletivo e muito amor. Os coordenadores ressaltam que esse momento de confraternização é muito importante pois as crianças e os adolescentes celebram a amizade e principalmente lembram dos ensinamentos de nosso Mestre Jesus.
“Fechamos o ano percebendo o crescimento e a evolução de todos os grupos”.
Assista o vídeo das crianças:
Saiba mais sobre Educação Espírita no artigo abaixo: